quarta-feira, 22 de junho de 2011

COMO PASSAR O VIÉS

O viés é um tipo de barrinha, um pedacinho de tecido, que serve para arrematar uma peça de roupa. Ao invés de se dobrar a barra pra dentro, se usa o viés para não perder a medida da peça.
Você pode optar por viés pronto, que se encontra em qualquer casa de aviamentos e é vendido por metro, bem baratinho.
Passar o viés é algo muito simples. Existe uma "vieseira" que se compra em casas de acessórios para máquinas de costura industrial, mas, é preciso comprar com a medida exata do viés, pois ela não passa viés com outras medidas. Porém, se você preferir fazer isso manualmente e não sabe como, aprenda agora:

Dobre o tecido ao meio, meça exatamente 3,5 cm (três centímetros e meio), marque com pontos de fora a fora com muito cuidado. Utilize uma réguapara não riscar torto. Corte. Vai ficar igual a uma tirinha.

Não corte o viés antes de passa-lo na roupa.


Dobre o viés pelos dois lados, em direção ao centro. As duas partes devem ter a mesma largura. Se o tecido que você utilizar para fazer o viés puder ser passado a ferro, prenda a ponta com um alfinete e vá dobrando e passando para fixar, sempre com muito cuidado para não entortar as dobras, pois os lados devem estar igualmente centralizados.

Dobre o viés novamente ao meio e prenda com um alfinete.

Encaixe bem o viés na barra e vá alinhavando para fixá-lo direitinho. Costure o viés primeiramente na linha da bacia, introduza as barbatanas e finalize pregando na linha do busto. Não se esqueça de deixar uma sobra de viés para fora do corset. Isso é necessário para arrematar a lateral.

Para arrematar o viés retire o alfinete e abra o viés pela parte que ficar de frente para o forro, dobre a ponta em direção ao corset, redobre a parte que você abriu de volta para dentro e alinhave para não soltar.

Costure o viés com muito cuidado, sempre olhando a parte de baixo para ver se a costura não saiu fora, pois isso é comum acontecer com viés passado à mão. Você pode usar uma guia de barra (também conhecida como "perereca") que se compra em qualquer casa de acessórios para máquinas de costura industrial. Essa guia mantém o tecido em linha reta, não permitindo que a costura escorregue ou sair fora da medida.

5 comentários:

Natália disse...

Olá! Adorei o seu blog. Só tenho uma dúvida, vc usou vinil no seu corset, talvez não tenha dado problemas. Mas o que percebi é que vc não cortou o viés com o tecido enviesado, será que eu posso cortar assim para outros tipos de tecido? Obrigada!!

Lilian Dominik disse...

Oi Natália! Muitíssimo obrigada pelo seu comentário.
Eu só conheço aquela forma de cortar viés, tanto é que nem consegui imaginar como se faz do jeito que você descreveu :D se vc tiver link de algum vídeo ensinando assim, me passe que fiquei curiosa.
Eu corto desse jeito em qualquer tipo de tecido (porque trabalho com fabricação de modinha feminina) e nunca tive problemas em ficar coxado, repuxado, não encaixar etc... sempre deu muito certo.
O melhor a fazer é você testar no tecido da sua escolha: antes de fazer qualquer desenho no tecido corte o viés da forma que eu ensinei na postagem e experimente. Se der certo, viva!!! hehehehehe
Existe um aparelho de passar viés que você compra em casas de suprimentos para máquina industrial. É só parafusar na máquina, encaixar o viés que ele faz tudo por você. Peça ajuda de como utilizar onde você for comprar. É bem simples.
Qualquer outra dúvida, estarei à disposição.

Kelly disse...

Oi
Então gente esta forma de cortar viés q a Natália falou serve para ganhar mais elasticidade no tecido e o víés não ficar repuxado,talvez no vinil não deu problema pq geralmente tem um pouquinho de elasticidade desta forma fica bem mais fácil para costurar.
Este tipo de viés é só dobrar a ponta do tecido em cima da outra extremidade formando um triângulo, o fio do tecido fica atravessado, é a mesma forma q se corta uma saia enviesada, tbm há aparelhos para viés manual, q não precisam ser parafusados na maquina e em geral custam mais baratos.
Neste vídeo mostra ela montando uma saia,mas o principio da dobra é o mesmo, e o viés deve ser cortado a partir da dobra do tecido.

http://www.youtube.com/watch?v=OpZrMlXRsFE&feature=fvsr

Espero ter ajudado.

Lilian Dominik disse...

Eu fiz um corset em tela de brim e estampa floral para usar na virada de Ano Novo e fiz o viés exatamente do jeito que ensino aqui na postagem e não tive problema algum com torções. Vocês podem comprovar isso na aba "Corsets". O que eu percebi é que, não só nos corsets que eu fiz (onça e camuflado) usando viés pronto, como nos corsets de várias blogueiras mundo à fora, esse viés pronto também ficou torcido. E eu tava analisando um dos meus rolinhos, e pude notar que o comprimento é cortado no tecido enviesado, tanto que em algumas distâncias existe aquela emenda de continuação do comprimento.
E já os viés que eu faço nas roupas que fabrico nunca ficaram torcidos.
Mas, cada costureira(o) faz da forma que lhe parecer perfeita. Tem pessoas que têm facilidade para coisas que parecem difíceis para outras... sei lá hehehehehehehe

Ruby disse...

Olá!! Qual seria a maquina adequada para o uso de Corset? Obrigadaa, bjs;