sábado, 8 de outubro de 2011

COMO RISCAR E CORTAR OS PAINÉIS DO MOLDE NO TECIDO

CUIDADO!
NUNCA faça os recortes direto nos tecidos principais!
Após fazer o desenho e recortar os painéis do molde de papel você deve, primeiramente, fazer uma MAQUETE (moke-up). Nesse caso use o brim, jeans, lona  ou outro tecido resistente. Pregue os ilhóses nas costas e passe as barbatanas como se a maquete já fosse o corset finalizado. Só não é preciso passar o viés. É apenas para você  fazer a prova de que sua maquete está perfeita e seu desenho deu certo. Assim como o corset, a maquete não pode ficar desconfortável tampouco pode machucar seu corpo. Se isso ocorrer, alguma coisa está errada e você deve refazer seu desenho, mudando a distribuição da redução na cintura, ou melhorando as curvas, ou até mesmo recortando a base e/ou a altura da sua maquete. Vai depender do que você perceber que deu errado.


AS CAMADAS
Depois de ter aprovado a maquete já é possível riscar e cortar os tecidos principais. Você vai precisar de 4 tipos de tecidos:


TECIDO 1 - FORRO EXTERNO -> que ficará encostado na sua pele. Você pode utilizar tecido em algodão, failete, gabardine ou outro tecido para forro, desde que seja bom para a transpiração da pele);


TECIDO 2 - FORRO INTERNO -> que ficará dentro, entre os tecidos 1 e 3 (miolo). Você pode utilizar sarja pesada profisional, índigo, jeans, brim, lona de algodão - algumas corsetmakers até oferecem a opção de cortar aquela calça jeans velha que ninguém mais te vê usando, ou que está abandonada no guarda roupas, sem serventia alguma.


TECIDO 3 - FRONTAL -> é a tela que vai enfeitar a frente do seu corset. Você pode escolher: liso ou estampado; cetim, gabardine, tafetá, tecidos 100% algodão ou poliéster, etc. Se acaso você optar por um tecido que contenha elastano, lembre-se de entretelar este tecido com entretela de algodão para deixá-lo realmente firme, visto que tecidos com elastano não são apropriados para fazer corset. Não use entretela de fibra ou papel.


TECIDO 4 - ENTRETELA -> para colar no avesso do TECIDO FRONTAL e reforçar e engrossar esse mesmo tecido, no intuito de deixar o corset mais firme e encorpado, pois, quanto mais camadas, maior resistência à prática do "Tight Lacing".

DESENHANDO NAS TELAS
Depois de recortar os painéis do molde de papel você precisa desenhá-los nos tecidos. É obrigatoriamente necessário deixar um espaço de até 2 cm em cada lateral do painel a ser desenhado, porque essas sobras servirão de capa para proteger as barbatanas, além de reforçar o corset.


1. Marque um ponto com até 2 cm de largura nas laterais do desenho feito no tecido, nas duas extremidades: altura e base.

2. Contorne o desenho para marcar a sobra.  Fica ao seu critério utilizar o molde de papel como apoio ou não, se você consegue manter a distância necessária com facilidade.
Nas fotos você visualiza alguns painéis desenhados de ponta cabeça, isso é para um melhor aproveitamento da largura do tecido, diminuindo os espaços entre cada desenho.

3. Cada painel precisa ser identificado para não criar confusão na hora de uni-los. Você pode utilizar, como por exemplo, as letras "D" e "E" em cada painel riscado, para identificá-lo se ele faz parte do lado esquerdo ou se pertence ao lado direito. Enumera-los de 1 a 6 também é preciso para dar sequência à montagem de forma correta.


Nas fotos acima as sobras são de 2 cm em cada lateral do painel.

4. Corte 12 partes de cada tecido (forro interno, miolo e tecido frontal entretelado), sendo 6 painéis para o lado esquerdo e 6 painéis para o lado direito, tendo assim um total de 36 painéis. 
Separe os painéis esquerdos dos painéis direitos (a foto só mostra o lado esquerdo).


5. COMO EMENDAR OS PAINÉIS 

16 comentários:

Nanda Pagan Earth disse...

Oi Lili é a Nanda, eu ainda não entendi como vc tiro esses moldes. Como passo as minhas medidas para os moldes do corset?

Lilian Dominik disse...

Ta tudo no post "Como fazer um molde, eu to melhorando a postagem, coletando mais opções de pesquisas, mas as dicas que tem lá já dão uma visibilidade muito boa pra fazer isso. Não deixa de traduzir o livro do post "Livros para download gratuito" é um livro maravilhoso que ensina bem certinho como tirar seu molde.

SOU FELIZ................. disse...

oi flor quanto vai de tecido pra fazer o corset........bj majo

Lilian Dominik disse...

A quantidade vai depender das suas medidas e do modelo do corset escolhido. Mas, para dar uma clareada vou dar um exemplo: Esse corset de vinil tem 38 cm nas linhas da frente e costas. Para mim é um pouco desconfortável o tamanho, visto que eu tenho 1,58 m de altura, mas, como eu quis fazer um original da época, tive que pagar o preço né... Agora se for para praticar o tight Lacing, é recomendável verificar a medida do seu tronco certinha e finalizar o corset deixando a linha do busto bem livre e confortável e a linha da bacia mais alta, porque não é fácil sentar e permanecer com ele, e abaixar pra pegar qualquer coisa do chão, muito menos... há que se pedir ajuda pra alguém... assim, é possível se sentir no lugar das donzelas medievais que o usavam e ficam todas retinhas e posturadas, na verdade não tem como se mexer muito mesmo....

Lilian Dominik disse...

Ah e outra coisa... além da medida pra fazer o corset tem que se lembrar que ainda tem a medida do viés, se for feito do mesmo tecido da tela frontal. O tamanho padrão é de 3,5 cm, tem gente que corta com 4,5 cm para certos tipos de roupas, isso vai ficar ao seu critério. Portanto, eu sempre corto 50 cm de cada tecido pra riscar os painéis, e da sobra eu faço o viés que são, pelo menos 2: um para linha do busto e outro para linha da bacia. Se for fazer os painéis de ilhóses com viés, como eu fiz o de vinil da foto, é mais 1. Aí já foram 10,5 cm só para viés...
Então, lembre-se: o tamanho do tecido vai depender da altura do seu tronco e do molde. Mas, jamais compre tecidos com medidas exatas ou pouco aproximadas. Compre sempre com bastante sobra.

Eu me lembro de quando eu fabricava meus trajes de dança do ventre, comprava o tamanho certo para as saias, cinturão e bustiê e sempre me esquecia do véu... depois eu ficava me descabelando atrás de tecidos iguais e quase nunca encontrava, até que aprendi a lição hauahuahuahua

Anônimo disse...

Olá! Adorei o site, pois já havia comprado um pano para tentar fazer um corset, mas nunca levei adiante a ideia. Agora me deu coragem rsrsrs
Se bem que eu só comprei o "pano", aquele que fica de fora bonitinho, não sabia que havia tantos panos por baixo dele. Então, se por um acaso e uresolver fazer umas alterações tipo, só usar esse mesmo que eu comprei, é tipo um brim fino, e usar um reforço com cordas (como já foi citado no site) ou a lona (só que mais curta, mais localizada na cintura e pelvis), com o objetivo de deixá-lo mais discreto sob a roupa, será ele funciona como um afinador de cintura ou será que a costura vai arrebentar?

Lilian Dominik disse...

Obrigada pelo comentário, "Anonimo"!
Se vocë construir uma peça com apenas uma camada, essa jamais será um corset e sim um corselet, que não te dará sustentação nenhuma, portanto a peça ficará totalmente enrrugada e feia, como tem acontecido com esses corselets chineses por aí, jamais funcionará como afinador de cintura (tight lacing). O melhor conselho é não seguir adiante.
O reforço de cintura é feito com a fita de gorgurão. Existe uma postagem específica sobre isso aqui no blog.

Anônimo disse...

Oi tudo bem, por favor gostaria de saber se vc poderia postar figuras do moldes para gente imprimir, pois esse do site nao consegoço enteder. o modelo de tight lacing.muito obrigada.bjos

Lilian Dominik disse...

"Anônimo" Estou abismada com a sua pergunta! Não existe molde de corset para imprimir! Se isso fosse possível o corset não seria tão caro. Se com todas as explicações mais do que facilitadas você ainda não consegue entender como se faz a modelagem dessa peça, tente investir seu tempo em outra coisa. Pois, a corseteria exige o máximo de dedicação e carinho. E uma pessoa que não se importa em quebrar a cabeça para aprender a desenhar, mesmo que tenha que revirar outras fontes, e prefere procurar coisas prontas, como se isso fosse um trabalho de Colégio/Faculdade valendo 2,0 pontos na média, realmente não sabe em que chão está pisando.

Para outras pessoas que venham deixar comentários absurdos como esse:
A corseteria é um ramo de ALTA COSTURA, é uma PEÇA DE LUXO, que para ser construída da forma correta exige o máximo de empenho de quem se interessa. Há que se ter muita experiência em traço, corte e máquina reta, há que se ter noção, no mínimo básica, de modelagem, há que ser perfeccionista em sua própria empreitada, há que ser extremamente criativa para produzir os detalhes, e extremamente apaixonada por costura.

PREGUIÇA E CORSETERIA são palavras que jamais irão se associar!

dilbruxinha disse...

Olá Lili parabéns estou impressionada com suas informações mim ajudou bastante tirei o molde com milhas medidas só que fiquei perdida na hora de dividir o molde se não for pedir muito gostaria de saber qual medida você usa para dividir as partes só molde obrigada se não entendeu não tem problema adorei seu blog mais uma vez você esta de parabéns obrigada

Lilian Dominik disse...

"dilbruxinha",

O número de painéis sempre dependerá do modelo histórico que você escolheu reproduzir.
No brasil as corsetmakers trabalham muito em 10 painéis (que reproduz modelos vitorianos), o que no molde seriam 5, já que se trabalha o desenho com a metade das medidas. Eu, particularmente, prefiro trabalhar 12 e 14 painéis porque gosto muito dos modelos eduardianos.

Você deve dividir o desenho exatamente na metade, criando uma linha lateral do corpo, a partir daí você terá a parte da frente e a parte das costas, e você distribuirá o número de painéis para cada parte de acordo com o modelo que você escolher. Se você quiser trabalhar com um desenho de 5 painéis, jogue 3 para frente e 2 para as costas, por exemplo e depois distribua as reduções na linha da cintura, visando um valor maior na linha lateral que você criou ;)

dilbruxinha disse...

Obrigada Lilian excelente resposta mim ajudou bastante irei começar a trabalhar com um desenho de 5 painéis
já que estou começando agora boa sorte com seu blog estarei sempre por aq rsrsrs

fabyfs disse...

adorei suas dicas, mas não encontrei a postagem "Como fazer um molde" que você citou nos comentários, to com dificuldade nessa parte u.u

Lilian Ramos disse...

Oi Lilian, parabéns pelo blog, me ajudou muito à conhecer os detalhes do verdadeiro corset. Não vejo a hora de começar fazer o meu só que tem um problema, moro no interior e não sei onde encontrar as barbatanas de aço (queria da em espiral), o Busk e os lacing bones, você conhece algum site que venda estes produtos no varejo?

Lilian Dominik disse...

"fabyfs"

Há vários blogs e sites que se dedicam a molde, como ilustrações, desenho e passo a passo. Nós nos preocupamos com a montagem, tal qual ainda é bem escassa. Procure pesquisar bastante, há fontes muito boas que complementam o conteúdo deste blog.

Lilian Dominik disse...

"Lilian Ramos"

Nos links a seguir você encontra barbatanas espiraladas, flats e busk por unidade:

www.facebook.com/aviamento.basico

https://www.facebook.com/josette.blanchard

Envie uma mensagem privada e solicite os catálogos com os valores das peças que você almeja ;)